sexta-feira, 16 de agosto de 2013

Controladoria de Pernambuco adota modelo de excelência da gestão.



Com o objetivo de modernizar a gestão pública, melhorar a eficiência dos seus serviçose, assim, produzir resultados efetivos para a sociedade, a Secretaria da Controladoria Geral de Pernambuco (SCGE-PE) adotou, desde novembro de 2011, o Programa Nacional de Gestão Pública e Desburocratização (GesPública), programa coordenado pelo Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão que visa promover a excelência nas atividades públicas. Ele  reúne um conjunto de orientações e parâmetros para avaliar e melhorar a gestão, por meio do Instrumento para Avaliação da Gestão Pública (IAGP).

Para apoiar as sete equipes formadas por 43 servidores diretamente envolvidos na implantação do programa, desde março deste ano, a instituição conta com o apoio do consultor Júlio Sanches, que possui vasta experiência na área. “A Controladoria, pelas suas características inovadoras e força de sua equipe e liderança, tem alcançado melhorias substanciais ao seu sistema de gestão”, explica o consultor.  Para aperfeiçoamento dos seus fluxos operacionais, o órgão de controle interno utiliza o IAGP 250 pontos, recomendado para instituições que estão na etapa inicial de implantação de um modelo de excelência. Pretende-se, nos próximos ciclos, utilizar os instrumentos de 500 e 1000 pontos.

Em 2013, a primeira ação do GesPública na SCGE-PE foi a auto avaliação, que resultou numa pontuação de 74 pontos. Em seguida, foram identificados os pontos fortes, oportunidades de evolução e elaborado um Plano de Melhoria da Gestão (PMG), que deve ser concluído até março de 2014, cuja meta é o alcance de 172 pontos. “Nossa missão é sermos reconhecidos, até 2014, como referência nacional como órgão de controle interno.

 O GesPública é mais uma ferramenta que adotamos para atingir esse fim. Para alcançarmos com êxito seus resultados, temos apoiado todas as suas ações e envolvido, direta ou indiretamente, todos os servidores, sejam analistas de controle interno, comissionados, temporários e terceirizados. Estas ações vêm ao encontro da determinação do nosso Governador Eduardo Campos que, em 2007, no início de sua primeira gestão, criou esta Secretaria de Controle Interno, com o intuito de melhorar o diálogo com a sociedade e a transparência, com responsabilidade e controle social”, comenta o secretário Djalmo Leão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário