terça-feira, 20 de agosto de 2013

Três prefeitos piauienses podem perder o mandato nesta semana; veja quais.

                              
O prefeito de Dom Expedito Lopes, Alecxo de Moura Belo (PSB), será julgado hoje pelo Tribunal Regional Eleitoral do Piauí (TRE). Ele e o vice, Francisco de Assis Marcolino Dantas, são alvos de um recurso contra expedição de diploma movido por Francisca Ivete do Nascimento Lima (PRTB), segunda colocada no pleito de 2012 realizado no município.

Na ação, cujo julgamento já foi adiado três vezes, o prefeito é acusado de captação ilícita de sufrágios e abuso do poder econômico. Alecxo Belo foi eleito com 2.618 votos, equivalentes a 49,5% dos votos válidos. Por isso, se o tribunal decidir pela cassação do prefeito, quem assume o comando do Executivo municipal é a segunda colocada, Francisca Ivete. O relator do processo é o juiz Dioclécio Sousa da Silva.

Também está agendado para a sessão desta segunda-feira do TRE-PI o julgamento da ação de investigação judicial eleitoral (AIME) movida pelo Ministério Público contra o prefeito de Barras, Edilson Sérvulo de Sousa (PSD), vulgo “Capote”.

Ele e o vice-prefeito, Osires Bona Júnior, também são acusados de abuso de poder econômico e compra de votos, supostamente praticados nas eleições do ano passado. O relator da AIME é o juiz João Gabriel Furtado Baptista. Edilson Sérvulo obteve 13.010 votos (54% dos válidos), o que torna obrigatória a realização de uma eleição suplementar, caso ele perca o mandato.

Na sessão de terça-feira é a vez do prefeito de São Raimundo Nonato, Avelar de Castro Ferreira (PSD), ser julgado pela Corte eleitoral. O segundo colocado nas eleições de 2012, Luís Alberto Costa Macedo (PSB), é o autor do recurso contra expedição de diploma movido contra o prefeito de São Raimundo e seu vice, Antonio Isaías da Silva.
O processo aponta a ausência de desincompatibilização dos candidatos no prazo determinado pela Justiça Eleitoral. O desembargador José Ribamar Oliveira é o relator do recurso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário