quinta-feira, 8 de agosto de 2013

Haddad está 100% certo.


O prefeito Fernando Haddad está recebendo críticas de motoristas por causa do aumento do trânsito para os carros por causa dos novos corredores de ônibus. Esperem: ele vai apanhar ainda mais.

Mas o prefeito não está 99% certo. Está 100% certo.

Aliás, é o único resultado até aqui concreto da gestão de Haddad, que ainda está muito longe das promessas de inovação feitas durante a campanha.

Dados estão mostrando que nos novos corredores --Congonhas direção ao centro, na 23 de maio, por exemplo-- a velocidade dos ônibus duplicou.

Somos uma cidade carro-dependente em que o indivíduo pega o carro até para ir na padaria a duas quadras. Ou não anda 20 minutos para pegar um metrô.

O papel dos governos é criar mais estímulo para o transporte público. O que eu incluo melhorar as calçadas para as pessoas andarem a pé.

Como o leitor sabe, sou contra aumento de impostos. Com uma exceção: o pedágio urbano parar tirar o carro na rua e desde que esse dinheiro vá integralmente para o transporte público.
Mas sei que vamos ter de aguardar um estadista, desses capazes de contrariar muita gente e pouco preocupado na reeleição.

Enquanto isso, cada centímetro ganho para o transporte público deve ser apoiado.

*

Está mais do que na hora de os poderes públicos estimularem o compartilhamento de carros, o que é muito fácil com as os sistemas de geolocalização.

Um exemplo é o Caronetas, cada vez mais apoiado por empresas. Veja o projeto.     informações. Folha de São Paulo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário