terça-feira, 13 de agosto de 2013

Em Araripina o MPPE participa de evento sobre igualdade Racial.


MPPE 1
Ministério Público de Pernambuco (MPPE), através do promotor de Justiça Manoel Dias da Purificação Neto, participou do I Seminário Municipal da Igualdade Racial, com o tema Democracia e Desenvolvimento sem Racismo por uma Araripina Afirmativa. O evento foi realizado pela Secretaria Municipal Especial de Política da Mulher, nessa sexta-feira (9), na Câmara de Vereadores de Araripina (Sertão do Araripe).

O promotor de Justiça participou do evento com a realização de uma palestra sobre o papel do MPPE no enfrentamento ao racismo, com a contextualização histórica e a atual legislação. “A palestra rendeu um debate com boa participação dos presentes. Várias pessoas questionaram sobre as cotas e a sua eficácia; como denunciar casos de discriminação racial; e como o MPPE atua no enfrentamento”, pontuou Dias.
O promotor de justiça finalizou a palestra apontando as atitudes necessárias no combate  à discriminação racial, conclamando a todos a “promover uma revolução através da vivência da paz, da solidariedade, da Justiça, na busca constante pelo respeito ao próximo”. Após a palestra, foram distribuídos materiais como folders e jornais do Grupo de Trabalho de Combate à Discriminação Racial (GT Racismo) do MPPE.
O evento teve como público-alvo os servidores municipais, com o objetivo de capacitá-los nos desafios de promover a cidadania. Estiveram presentes ao evento o prefeito de Araripina, Alexandre Arraes, e a secretária da Mulher, Fabíola Rocha (organizadora do evento), dentre outros secretários municipais e o assessor da Secretaria de Articulação Regional e Social do Estado representando o Governo do Estado, Vicente Moraes.

GT Racismo – o grupo de trabalho criado pelo MPPE em 2002, composto por membros e servidores do MPPE, surgiu com o objetivo de construir estratégias de enfrentamento ao racismo através da discussão, sensibilização e capacitação de membros e servidores a partir da compreensão do racismo institucional e suas consequências na reprodução das desigualdades históricas que atingem a população negra. As informações são do blog do Cariri Filho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário