segunda-feira, 25 de novembro de 2013

Polo gesseiro do Araripe vai investir no uso de energia solar.


Um diagnóstico realizado a partir de um levantamento realizado na última semana em indústrias e mineradoras do polo gesseiro do Araripe pernambucano aponta para a necessidade de utilização de energia solar como uma das formas de tornar o processo produtivo do gesso ecologicamente sustentável. O diagnóstico foi feito pelo químico alemão Michael Braungart, especialista em desenvolvimento sustentável e reutilização de resíduos, que realizou visitas técnicas a indústrias e mineradoras da região para avaliar as tecnologias empregadas na fabricação do gesso.
A adoção da energia solar é uma das condições para que o polo gesseiro possa desenvolver um modelo de desenvolvimento sustentável com base na chamada “Plataforma Berço ao Berço”, a qual prevê o total reaproveitamento dos materiais utilizados na fabricação de produtos. ”No Nordeste o sol é uma fonte de energia de grande potencial, mas ainda não temos a tecnologia para aplicá-la a desidratação da gipsita. Por isso, vamos trabalhar para adequar nossos sistemas a fim de que possamos deixar de utilizar fontes não renováveis“, afirmou o presidente do Sindicato da Indústrias do Gesso (Sindusgesso), Ariston Pereira.
Ele acrescentou que, para isso, o setor gesseiro necessitará de apoio dos órgãos governamentais para o desenvolvimento da tecnologia e também da estrutura de fornecimento da energia solar. A ideia é implantar um projeto-piloto de desenvolvimento tecnológico com universidades e implantar uma Parceria-Público Privada (PPP) para financiar o projeto.
As visitas técnicas às empresas do polo gesseiro foram realizadas como parte da programação do Seminário Internacional ‘Além da Sustentabilidade’, que reuniu em Araripina – além Braungart – na última semana empresários e os especialistas brasileiros em meio ambiente e logística reversa, Fabrício Soller, Renato Binoto, Lilian Sarrouf e Iradj Eghrari, para discutir novas alternativas para os modelos de desenvolvimento sustentável do Araripe. ”O evento foi muito importante, pois trouxe muitas informações por meio das palestras e oficinas que vão nos ajudar muito na implantação da Plano de Gestão de Resíduos Sólidos Coletivo e Integrado em nossa região“, disse Ariston. As informações são da assessoria. (Foto/divulgação)

Nenhum comentário:

Postar um comentário