quarta-feira, 20 de novembro de 2013

Frente parlamentar quer ampliar licença-maternidade para 1 ano


Imagem do áudio
O Senado deu início à Semana de Valorização da Primeira Infância e Cultura da Paz. Na abertura, integrantes da Frente Parlamentar Mista sobre o assunto, o senador Pedro Simon e o deputado Osmar Terra, ambos do PMDB do Rio Grande do Sul, destacaram as propostas que vêm sendo estudadas para o chamado Marco Legal para a Primeira Infância, a ser apresentado ao Congresso. Osmar Terra afirmou que o Marco deve indicar diretrizes para melhorar a qualidade de vida para as crianças de 0 a 6 anos, uma vez que pesquisas comprovam que esta é a fase mais importante na vida de uma pessoa. O deputado deixou claro que o poder público não pode continuar, por exemplo, negligenciando os professores que atuam na área. 

A valorização, eu acho que é uma área pouco valorizada, é a mais importante pro desenvolvimento humano, da mesma importância que a Universidade, que o professor universitário, causa um impacto enorme na sociedade, no entanto é menos remunerada, é a pior remunerada, é a menos valorizada da carreira da educação. 

Também deve fazer parte do Marco Legal o alargamento da Licença-Maternidade. A expectativa é que a Frente amplie para um ano o período do benefício, assim como ocorre nos países escandinavos. A proposta está sendo elaborada com auxílio de cientistas, médicos e psicólogos, que também participam do evento. A Frente Parlamentar Mista em Defesa da Infância já estabeleceu parcerias com as universidades de Harvard, a USP e a Unicamp. 
Sergio Vieira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário