quarta-feira, 20 de novembro de 2013

MPPE busca promover Educação e Justiça de paz nas escolas de Araripina


MPPE 1
Promover a cultura de paz nas escolas de Araripina. Este é objetivo da recomendação expedida pelo Ministério Público de Pernambuco (MPPE) às unidades de ensino, a fim de que se combatam os atos indisciplinares e infracionais nas escolas. No documento, os promotores de Justiça Manoel Dias da Purificação Neto e Juliana Pazinato elencaram uma série de providências a serem adotadas pelas escolas.
Entre as recomendações dos promotores de Justiça estão a de que tanto a direção das escolas quanto os professores deverão estar atentos aos casos de bullying — é por meio deste ato, de acordo com o documento, que muitas práticas infracionais e indisciplinares são realizadas — e orientar os estudante sobre direitos, deveres e cidadania; e ainda instituir círculos de debates voltados à escuta dos adolescentes quanto a problemas existentes e à prevenção e mediação de conflitos.
Conforme a recomendação, as unidades de ensino deverão promover a capacitação de professores, através de cursos, para que os profissionais aprendam a lidar diretamente com o bullying e conheçam as suas nuances. As escolas terão ainda que atentar para a questão da evasão escolar. Quanto a esta problemática, os responsáveis deverão identificar os alunos que estão nesta situação e procurar encaminhá-los de volta ao convívio acadêmico
O MPPE ainda recomendou às escolas que aprofundem o conhecimento sobre a difusão das situações de violência, isto é, conheçam as taxas reais de vitimização e de reincidência de autoria. No documento, os promotores de Justiça ressaltam ainda que a escola precisa repensar seus currículos escolares para trabalhar valores e levar os alunos a compreender que devem ter limites em suas atitudes e que é preciso cultivar o respeito entre todos.
Cada unidade escolar de Araripina terá que enviar à Promotoria de Justiça um relatório detalhado que indique as situações de violência ocorridas, as providências tomadas, e ainda as ações e os resultados da implementação da cultura de paz nas escolas.
Bullying – de acordo com o material educativo do MPPE, é um termo que significa intimidação e acontece todas as vezes que um colega é repetidamente alvo de atitudes desagradáveis como colocar apelidos, xingamentos, ameaças ou isolamento. Nesses tipos de casos, as vítimas são os colegas que sofrem com as intimidações; os agressores são os que intimidam os colegas com humilhações e agressões, e se divertem com o sofrimento dos outros; e as testemunhas são os que não praticam o bullying diretamente, mas presenciam a situação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário