terça-feira, 3 de dezembro de 2013

Artigo: Marketing, novo paradigma na área médica

Atualmente, os médicos, tantos muito experientes como os mais novos na profissão, estão se deparando com um realidade paradigmática em seu mercado de trabalho. O simples fato de o profissional possuir competência técnica não é mais suficiente para atrair e manter seus clientes.Para um paciente torna-se fiel, é necessário que o médico seja percebido com qualidade superior e isso envolve, além do conhecimento técnico, diversas outras habilidades.
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Ao escolher um médico, o paciente busca alguém que consiga atendê-lo bem e ainda ofereça qualidades que não são normalmente apresentadas por outros. Estás qualidades, são chamadas de vantagens competitivas.

A garantia de sucesso do médico é bem  maior quando ele consegue  identificar as atitudes que o paciente valoriza e transformá-las  num padrão habitual do atendimento. O paciente só volta à consulta e torna-se um cliente fiel quando este conjunto, que inclui a consulta e seus complementos, satisfaz suas  necessidade e desejos.

A garantia de sucesso na Medicina exige que o profissional tenha cuidado com diversos aspectos em seu trabalho , como constante aprimoramento técnico, habilidade em diagnosticar e orientar adequadamente os pacientes, atendimento prestativo e,  principalmente , que ele construa uma imagem positiva junto  aos públicos de relacionamento: cliente, outros profissionais, convênios, meio social onde conviver , meio acadêmico etc.

É importante frisar que não basta só que o médico  se adequei  a tais habilidades e cuidados é necessário que  toda estrutura  que envolve a profissão ; atendentes, técnicos de Raios- X, enfermeiros etc.  Estejam  preparados, capacitados e em sintonia com o médico.

Um dos maiores objetivos do planejamento de marketing na área médica é oferecer instrumentos que facilitem a prática do Marketing na rotina profissional. Todo trabalho de Marketing possui quatro pontos básicos, este conjunto de quatro pontos é chamado de mix de marketing ou composto de marketing, que inclui: produto (ou serviço), preço,  praça e promoção.

O marketing é crucial, proporcionando ao médico e a clinica soluções não só para o local (ponto) de instalação, mais também para diversas questões , como estrutura, decoração, relacionamento com funcionário e clientes, propaganda dos serviços,  vendas , lançamento de novos produtos, capacitação para funcionários, entre outras.

 André Lage
Diretor de Marketing Uniclinc.

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