sábado, 28 de dezembro de 2013

A volta do "Spider" Anderson Silva




E, de repente, a reputação levou um nocaute.
O maior campeão da história do UFC, homem propalado como Pelé do MMA, foi jogado no limbo. Vaiado, execrado, hostilizado pelos mesmos que, um dia, o aplaudiram.

Até então invencível no UFC, recordista de vitórias e defesas de título consecutivas, o campeão perdeu pra si próprio. Foi o mesmo Anderson Silva de sempre, da guarda baixa onipresente, do bailado que tira do sério, de um jogo psicológico tão contundente quanto seus socos e joelhadas. Mas errou quando não podia. Subestimou quando não devia.

O lutador que sempre se equilibrou na linha tênue entre a autoconfiança e o desrespeito pisou fora da faixa da perfeição e pagou caro por isso. Pernas paralelas, um Chris Weidman insistente e o chão, destino irremediável de todos nós.

Perdeu o cinturão, a aura de imbatível, a paz. Viu-se apedrejado pelo Brasil que sempre defendeu e pelo qual sempre lutou. Talvez entenda o tamanho da decepção porque sabe o tamanho da idolatria. Já disseram a outro Homem-Aranha que grandes poderes trazem grandes responsabilidades. E nosso Spider, herói e humano, falhou.

Chegou a pensar em dizer adeus ao esporte, mas foi à luta. Aguentou calado, treinou calado e grita por dentro o brado da ressurreição. Está perto de reatar com a história. De guerrear contra o atual campeão, contra a desconfiança geral, contra si mesmo. De recuperar o respeito, a honra, o cinturão.

Vai, Spider. Vai buscar o que é teu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário