sexta-feira, 6 de dezembro de 2013

AOS 95 ANOS, MORRE NELSON MANDELA E O MUNDO LAMENTA


O ex-presidente da África do Sul, Nelson Mandela, morreu nesta quinta-feira, 5 de dezembro de 2013. Líder da luta contra a segregação racial e primeiro presidente do país, Mandela tinha 95 anos e há muito lutava contra doenças decorrentes do período em que permaneceu preso.

Nelson Mandela "faleceu", declarou o presidente sul-africano Jacob Zuma em mensagem à Nação. "Nosso querido Madiba terá funerais de Estado e as bandeiras serão colocadas a meio pau a partir desta sexta-feira e até seus funerais", disse Zuma.

O ex-presidente vivia em Johannesburgo com a mulher Graça Machel, viúva de Samora Machel (1933-1986), ex-presidente moçambicano.

Pelo mundo, vários líderes lamentaram o falecimento do ex-presidente da África do Sul. No Brasil Dilma disse em nota que "O governo e o povo brasileiros se inclinam diante da memória de Nelson Mandela e transmitem a seus familiares, ao presidente Zuma e aos sul-africanos nosso sentimento de profundo pesar. O exemplo deste grande líder guiará todos aqueles que lutam pela justiça social e pela paz no mundo". 


Para Lula o "mundo perdeu uma das pessoas mais extraordinárias que eu já conheci". "Compensa conhecer a história do Mandela porque ele servirá de exemplo", reforçou. O ex-presidente disse ainda que Mandela merecia ter um bom descanso. "Se existe um lugar no mundo para a vida depois da morte, se existe um paraíso, o Mandela merece estar nele", afirmou. E brincando concluiu a sua "homenagem" dizendo. "E espero aprender o caminho (do paraíso) para ir atrás."

Nenhum comentário:

Postar um comentário