quarta-feira, 25 de setembro de 2013

Por Airton Lage : Marketing político x marketing eleitoral.

24
SET
2013

Marketing político x marketing eleitoral

marketingInicialmente é preciso conceituar diferentemente marketing político e marketing eleitoral.
O marketing político é um conjunto de técnicas e procedimentos que tem como objetivos adequar
um candidato/candidata ao seu eleitorado potencial, procurando fazê-lo, num primeiro momento,
conhecido do maior número de eleitores possível e, em seguida, mostrando o diferente de seus
adversários, obviamente melhor posicionado.
Adequar o candidato/candidata ao seu eleitorado potencial significa, basicamente, saber o que
pensam e o que querem os eleitores em determinado momento.
A partir dessas informações é possível compatibilizar o discurso do candidato/candidata com os
anseios do eleitorado, fazendo com que se posicione de acordo com as preocupações da sociedade, sem
contrariar sua história política.
O marketing político é algo mais permanente; está relacionado com a formação da imagem em
longo prazo.
“O marketing eleitoral consiste em implantar técnicas de marketing político e
comunicação social integrados, de forma a conquistar a aprovação e simpatia da
sociedade, construindo uma imagem do candidato que seja sólida e consiga
transmitir confiabilidade e segurança à população elevando o seu conceito em nível
de opinião pública.
O marketing eleitoral abrange todas as técnicas de comunicação disponíveis no mercado,
iniciando-se por um trabalho de pesquisa e sondagem, que irá nortear a construção da espinha dorsal da
comunicação eleitoral como um todo e do projeto de marketing político.
O marketing eleitoral preocupa-se, portanto, com a formação da imagem em curto prazo. O fato
crucial é o tempo.
Assim, os candidatos precisam desenvolver um trabalho contínuo e sistemático de formação de
imagem, objetivando aumentar seu poder de influência sobre o eleitor na decisão de voto.
Portanto, a estratégia para formação da imagem positiva do candidato inicia-se no marketing
eleitoral, é sustentada pelo marketing político, retornando ao marketing eleitoral. Forma-se, então, uma
cadeia de construção crescente de imagem, ampliando o espaço político através da aceitação popular, ou
seja, a diminuição do índice de rejeição do candidato/candidata.
Uma outra diferenciação que se torna necessária fazer é entre o marketing político/eleitoral e
marketing empresarial.
A definição de marketing de Philip Kotler publicada em 1980, pela AMA, American Marketing
Association, segundo o qual marketing é a atividade humana dirigida à satisfação das necessidades e
desejos através de um processo de troca (Kotler, 1980, p. 33).
Aírton Arraes Lage, administrador com especialização em Marketing e Educação Básica, especialista em marketing político, com atuação na mesorregião do Araripe, desde o ano de 1992. Ocupou o cargo de Secretário de Administração no período de 1993 a 1996. Secretário de Educação no período de 2001 a 2004. Diretor presidente da Autarquia de Ensino Superior do Araripe, no período de agosto de 2005 a Fevereiro de 2007. Neste período fundou e dirigiu a FACISA, Faculdade de Ciências Sociais de Araripina - PE. Criou o Núcleo de Ensino Superior de Ouricuri, único no Brasil a funcionar fora da sede da autarquia. Sócio fundador da Câmara de Dirigentes lojistas de Araripina, em 1994. Desde 1992 atua em campanhas politicas, exercendo várias funções.

Nenhum comentário:

Postar um comentário