segunda-feira, 23 de setembro de 2013

Gonzaga Patriota coloca o pé na estrada e participa de vários eventos.

Ainda em Afogados da Ingazeira, no domingo, Gonzaga Patriota participou do “Dia D” pelo desassoreamento da Barragem de Brotas, fruto de convênio firmado entre a Prefeitura de Afogados da Ingazeira e o Governo de Pernambuco, com o apoio de diversas prefeituras do Sertão do Pajeú e Moxotó.
Em Afogados da Ingazeira, no domingo(22), Gonzaga Patriota participou do “Dia D” pelo desassoreamento da Barragem de Brotas, fruto de convênio firmado entre a Prefeitura de Afogados da Ingazeira e o Governo de Pernambuco, com o apoio de diversas prefeituras do Sertão do Pajeú e Moxotó.
O deputado federal Gonzaga Patriota (PSB/PE) teve um final de semana bastante agitado. O parlamentar participou de eventos, reuniões e inaugurações. Entre as cidades visitadas estavam Cabrobó, Belém do São Francisco e Afogados da Ingazeira.

Em Cabrobó, no sábado (21) à tarde, Patriota participou de uma reunião com pipeiros, promovida pelo vereador Zé Nilson Novaes. Na ocasião, os pipeiros relataram que estão com dificuldades em relação à distância para a tomada de água, já que os mananciais mais próximos secaram. Outra queixa dos pipeiros foi em relação ao atraso do pagamento do frete pelo IPA. Gonzaga Patriota explicou que o Estado tinha orçamento para contratar 500 pipeiros e, devido aos efeitos da seca, esse número aumentou para mais de 1.000, por conta disso, o Estado está atrasando 3 a 4 meses o frete destes trabalhadores. O parlamentar se comprometeu em conversar com o governador Eduardo Campos para tentar regularizar esses pagamentos da categoria, com a máxima urgência, não apenas de Cabrobó, mas de todo o Estado que estão passando por este mesmo problema.

Dando continuidade aos compromissos, Gonzaga Patriota esteve na XIV Festa do Vaqueiro da Fazenda Algodões, no município de Belém do São Francisco. O evento já é tradicional e foi prestigiado pela população de vários municípios, a exemplo de Carnaubeira da Penha, Mirandiba e Salgueiro.
À noite, já em Afogados da Ingazeira, o socialista participou da inauguração da pavimentação em paralelepípedo da Rua Coronel Luiz Góes, localizada na antiga estação do trem. No total serão 10 ruas contempladas. A inauguração contou com a presença da população e de várias autoridades, entre elas o prefeito José Patriota, acompanhado da primeira-dama Madalena; da vice-prefeita Lúcia Moura; dos ex-deputados estaduais Antônio Mariano e Edson Moura; vereadores e secretários municipais.
Ainda em Afogados da Ingazeira, no domingo, Gonzaga Patriota participou do “Dia D” pelo desassoreamento da Barragem de Brotas, fruto de convênio firmado entre a Prefeitura de Afogados da Ingazeira e o Governo de Pernambuco, com o apoio de diversas prefeituras do Sertão do Pajeú e Moxotó.
A programação começou logo cedo, com um café da manhã na casa de eventos Aplauso Show. Depois todos seguiram em uma caminhada em direção a Barragem de Brotas.

A iniciativa aumentará a capacidade do equipamento que abastece as cidades de Afogados da Ingazeira e Tabira, ambas no Sertão do Pajeú. A expectativa é devolver o nível de armazenamento da inauguração da Barragem, que é de 21 milhões de metros cúbicos. Brotas conta hoje, por causa do assoreamento de suas margens, com capacidade para 19,6 milhões de metros cúbicos e com apenas 4% de água armazenada.
O Prefeito de Afogados da Ingazeira José Patriota (PSB), tomou esta iniciativa louvável, porque após seus 39 anos de existência da Barragem de Brotas, nunca houve uma reforma estrutural e nem recebeu ações que a livrassem do barro e da areia provenientes do assoreamento de suas margens.
Os Secretários da Casa Civil Tadeu Alencar e Almir Cirilo de Recursos Hídricos; o deputado federal Gonzaga Patriota e o estadual Ângelo Ferreira, vários prefeitos, vereadores e demais autoridades, comparecem a esse evento histórico.

A Barragem de Brotas foi inaugurada em 1977, pelo então Governador de Pernambuco, Eraldo Gueiros Leite. Com capacidade inicial para armazenar 25 milhões de metros cúbicos, Brotas conta hoje, por conta do assoreamento de suas margens, com capacidade de armazenamento reduzida para 19,6 milhões de metros cúbicos (Dados da APAC – Agência Pernambucana de Água e Clima). Abastecendo Afogados da Ingazeira e Tabira, a situação da barragem é desesperadora, com apenas 4% de água armazenadasegundo a última medição realizada em 17 de Agosto deste ano. As informações sõa do Blog Convocação Geral.

Nenhum comentário:

Postar um comentário