sexta-feira, 14 de março de 2014

UMA NOVA REALIDADE PARA A VILA CONCEIÇÃO

avila

Sem FÉ e ESPERANÇA. Era assim que viviam os moradores da Vila Conceição em Araripina. Um lugar onde o progresso e o crescimento econômico da cidade insistiam em não passar. Foram décadas de desatenção e esquecimento por parte do poder público municipal. Mas essa realidade começou a mudar a partir desses dias.
Bastante desacreditados, os moradores já não aguentavam mais ouvir as promessas dos velhos políticos ao longo desses mais de 60 anos. Até que no ano passado, o prefeitoAlexandre Arraes visitou a comunidade afirmando que não havia esquecido da Vila Conceição e que iria fazer alguma coisa pelo lugar, porque não aguentava mais vê-los naquela situação. Ainda em dezembro de 2013 ordenou a secretaria de infraestrutura que começasse imediatamente a recuperação de esgoto e construção de calçamento das principais ruas do lugarejo.
avila2Depois de ver o trabalho começar, moradores como dona Toinha parecia não acreditar. “Não dormi de noite depois que vi as obras começarem. Era muita felicidade pra mim! Fiquei muito emocionada. Nós éramos conhecidos como os moradores da “Vila da Bosta”. As pessoas até se deprimiam quando ouviam esses comentários”, disse emocionada a moradora AntoniaClécia da Silva, nesta sexta-feira (14), ao ser entrevistada.
avila1Outro personagem destas mudanças é Seu Germiniano José Batista de 92 anos, um dos primeiros moradores da Vila. “Aqui criei meus 11 filhos e pra mim é uma felicidade, terminar meus dias vendo a Vila tão bonita e cuidada como está sendo agora”.
Os moradores disseram que lembram do dia em que o prefeito Alexandre esteve na comunidade. “Nós vimos verdade nos olhos e nas palavras do prefeito. Ele cumpriu o que prometeu. Pelo que ele já fez até agora, seremos gratos pelo resto da vida”, afirmaram.
Luzia Lopes não teve tanta paciência assim. Desacreditada, decidiu ir morar em outro local. Hoje um pouco arrependida, não continha a felicidade de ver as mudanças no lugar onde morou tantos anos. “A gente não podia nem ter as coisas. Nossas casas eram só poeira. Nossos móveis viviam sujos. Graças a Deus e ao prefeito tudo mudou”, disse a ex moradora.
avila3A prefeitura ainda fará mais. O prefeito Alexandre Arraes convocou agora a equipe da Secretaria de Saúde para planejar a construção de um posto de saúde na comunidade; principalmente para atender as pessoas mais idosas que sofrem com hipertensão.
Finalmente os moradores voltaram a sorrir e a sonhar com um novo tempo. Um tempo de conquistas, depois que finalmente tiveram a autoestima elevada pelas mudanças.
ASCOM PMA

2 comentários:

  1. Mas, infelizmente, ainda falta um importante quesito para alguns moradores da "Rua de Trás", o SANEAMENTO.
    O calçamento lógico que foi m importante conquista, m as a nossa felicidade ainda não está completa.
    Queremos e precisamos dessa rede de esgoto da parte de tras.

    ResponderExcluir
  2. Ao início das obras moradores ressaltaram o esgoto, mas o que nos foi dito é que o esgoto seria feito depois, mas porque não fazê-lo antes do calçamento? Só para ter o trabalho de quebrar tudo e depois refazer? Se o esgoto fica embaixo do calçamento. Ou será porque pretendem fazer ele flutuante?
    Isso é revoltante, pois por ser uma minoria que nao dispõe disso, fica esquecido. Mas mesmo sendo uma minoria somos moradores do mesmo jeito e temos os mesmo direito.

    -Moradora da Vila Conceição da Rua de Tras.

    ResponderExcluir