terça-feira, 21 de janeiro de 2014

ProJovem Campo realiza a inclusão de quem mora na zona rural



O ProJovem Campo é mais uma ação da GRE Sertão do Araripe, junto com o Governo do Estado, que visa auxiliar a transformar a realidade da região do Araripe. Este programa é plenamente democrático: a única exigência para que alguém possa participar é residir fora da área urbana.

Com o ProJovem Campo, as pessoas que residem em regiões distantes das unidades escolares e, portanto, excluídas do método tradicional de estudo, tem a oportunidade de receberam uma educação de qualidade e voltada efetivamente para o modo de vida da zona rural. Para viabilizar esta iniciativa, foram feitas parcerias com movimentos sociais, dentre os quais destacamos MST e FETAPE, além das prefeituras. O estado oferta professores divididos por área de conhecimento, além de disponibilizar um kit completo para cada aluno e dispor de um transporte específico e diferenciado, onde o veículo busca o aluno diretamente em sua casa.

Até 2013, o Pro Jovem Campo disponibilizava, no Araripe, somente o ensino fundamental. Todavia, a partir deste ano de 2014, passaremos a oferecer desde a educação infantil até o ensino médio, possibilitando, assim, uma educação completa para quem antes tinha de ficar sem estudar. Com essa medida, o êxodo rural é desestimulado, uma vez que as pessoas recebem uma educação especial, que vai auxiliar no progresso do próprio local onde vivem, pois além dos conteúdos tradicionais, também aprenderão - e na prática, supervisionados por um engenheiro agrônomo - a trabalhar de forma sustentável e orgânica no meio rural.

Para a GRE Sertão do Araripe, é gratificante saber que comunidades, antes renegadas a falta de conhecimento, hoje podem contar com um sistema educacional voltado exclusivamente para elas. A educação, para nós, só pode ser pensada se for para todos. Exclusão é uma palavra que não guarda qualquer semelhança com o ofício de educar.
Fonte  GRE- Via  Airton  Lage

Nenhum comentário:

Postar um comentário