quinta-feira, 24 de outubro de 2013

A VEZ DO MARKETING PROMOCIONAL NA ESTRATÉGIA COM PÚBLICO-ALVO.



Por Sandra Meirelles | Diretora da agência Mattis | (GC)


O mercado de marketing promocional, também conhecido como live marketing, já movimenta cerca de R$40 bilhões ao ano no Brasil, segundo a Ampro (Associação de Marketing Promocional). E as perspectivas são de crescimento contínuo.

Nós já percebemos que este é um futuro cada vez mais promissor, com resultados positivos, especialmente em curto prazo, considerando a diversidade de eventos esportivos, por exemplo, que batem à porta do País, como a Copa do Mundo, em 2014, e Olimpíadas, em 2016.

Mas, a pergunta é: "de que maneira o marketing promocional cria relevância de marca perante seu público-alvo?"

Podemos responder esse questionamento baseado em nossas experiências.

Formatos engessados já não funcionam mais. O consumidor espera fazer parte da ação, de uma forma que o envolva cada vez mais. É o chamado engajamento, onde o consumidor é transferido para um papel ativo, assume posturas e interage com a marca. É certo que o mundo da comunicação caminha para tudo acontecer ao vivo, em tempo real, imediato, de resultado rápido.

Posso afirmar com toda certeza que o marketing promocional se tornou o novo branding, onde a marca entra em contato com o consumidor dentro do seu universo e realidade, de maneira não evasiva, mas sim, convidativa e interativa.

É preciso dizer também que o marketing promocional é importante não somente pela rapidez dos resultados, mas também pelo que pode agregar de valor à marca, além de diversos outros ganhos a médio e longo prazo. Por esse motivo, é essencial que a empresa invista cada vez mais em pesquisa e planejamento para potencializar as ações e o investimento.

Entender o público, as necessidades dele e envolvê-lo é o segredo do sucesso. Chega de bombardear o consumidor com mesmices. O conceito criativo é essencial.

Sandra Meirelles é publicitária e diretora da agência Mattis (www.agenciamattis.com.br).

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