Dos 94 bairros do Recife, 13 concentraram 42% dos crimes violentos letais intencionais (CVLI) em 2012, somando 251 homicídios. Esses bairros vão ser o principal foco do Pacto pela Vida do Recife, plano municipal de segurança urbana e prevenção da violência lançado pela Prefeitura nesta quarta-feira (17), na sede do Banco Central, na capital pernambucana, com presença de políticos e representantes do governo
.
A elaboração do pacto passou por várias etapas, começando pelo diagnóstico e passando pela consulta popular, em que foram ouvidas presencialmente 575 pessoas e recebidas 300 propostas, pela internet. "Nós construímos esse plano ouvindo a sociedade e também especialistas para desenhar um plano o mais abrangente possível, respeitando a responsabilidade da cidade no combate a violência. Tivemos a participação de todos os secretários. A tarefa de enfrentar a violência não é de uma secretaria só, é de todas", disse o secretário de Planejamento do Recife, Alexande Rebelo.
Tendo como meta principal reduzir em 12% os homicídios do município, a cada ano, o plano conta com quatro eixos de atuação: controle urbano, prevenção, recuperação de situação de risco e participação popular. "A violência tem várias causas, vários fatores, não tem um remédio só. Primeiro, a gente parte de um território urbano desordenado, que não tem iluminação, calçamento. Na ausência do estado, quem resolve é a lei do mais forte", aponta Rebelo. Por R7 Pernambuco..

Nenhum comentário:
Postar um comentário