terça-feira, 16 de setembro de 2014

Em Pernambuco, Marina tem seis pontos de vantagem sobre Dilma


A ex-ministra e candidata do PSB, Marina Silva, está na dianteira da corrida presidencial e tem a preferência de 42% dos eleitores de Pernambuco, estado do ex-governador e ex-candidato Eduardo Campos que morreu em acidente aéreo há um mês e tinha Marina como vice de sua chapa. A posição dela confirma o fenômeno após a tragédia que se tornou um divisor de águas entre o antes e o depois da campanha para o cargo público mais alto do país. A presidente e candidata do PT à reeleição, Dilma Rousseff, vem abaixo de Marina e hoje tem 36% das intenções de votos na pesquisa estimulada do Ipespe divulgada em primeira mão pelos Diarios Associados. O ex-governador de Minas Gerais e candidato do PSDB Aécio Neves aparece com 3%. Os brancos e nulos somam 6% e os indecisos 12%. A pesquisa foi realizada entre os dias 9 e 11 de setembro com 2 mil pessoas. 

Nos votos válidos, em que se leva em conta nominais e descarta-se os nulos, brancos e indecisos, Marina lidera com 51% para 44% de Dilma e 4% de Aécio Neves. Em todos os quadros, a candidatura da socialista está bem colocada em Pernambuco. Segue a mesma onda da qual se beneficiou o candidato do PSB ao governo do estado, Paulo Câmara. Ambos cresceram perante os olhos de um eleitor tomado de emoção com o luto pela morte de Eduardo Campos. “Marina Silva lidera com significativa diferença para Dilma. Marina herdou os eleitores de Campos e está tendo forte aceitação entre os eleitores mais jovens da Região Metropolitana”, afirma Adriano Cerqueira, cientista político e analista de pesquisas dos Diários Associados.

Marina tem vantagem na Região Metropolitana do Recife (45% para 32% de Dilma); na Mata (42% a 27%) e no Agreste (42% contra 35%). Perde no Sertão do São Francisco (53% para Dilma contra 35% de Marina) e no Sertão (58% para Dilma para 31% de Marina). Lembre-se que essas duas últimas são mesorregiões com menor densidade populacional e, por consequência, eleitoral. Marina tem uma discreta preferência entre os eleitores do sexo masculino; e as intenções de votos em favor dela são altas em todas as faixas etárias. No grupo dos jovens, com idade entre 16 e 24 anos, no entanto, tem um pico, com 48% de intenções de votos. Dilma está um pouco melhor colocada junto a eleitores com idade acima de 45 anos (40%).

Se observadas as intenções de votos de acordo com o nível de instrução, Marina está melhor entre os eleitores com ensino superior (48%) e Dilma junto a eleitores que possuem até 4ª série do ensino fundamental (40%). São dados da pesquisa estimulada, que atestam o rápido avanço da candidatura da socialista. Na pesquisa espontânea, a candidata do PSB tem 36% das intenções, Dilma 30% e Aécio 2%. A boa aceitação da candidatura do PSB em Pernambuco casa com o sentimento do eleitor daqui que majoritariamente deseja um presidente de oposição (44%).

Nenhum comentário:

Postar um comentário