terça-feira, 30 de dezembro de 2014

Araripina apresenta 40 motivos para celebrar e dar boas vindas a 2015


img-20140404-wa0006
Durante todo o ano de 2014, inúmeras ações foram conquistadas em Araripina. O ano serviu de exemplo para todos os municípios que compõe a região do Araripe. Muito trabalho, dedicação e zelo foram transmitidos para o povo por meio da gestão “Unidos por Um Novo Tempo”. Para se ter uma ideia, a Assessoria de Imprensa da Prefeitura, elencou 40 razões para que a sociedade araripinense comemore, nesta virada de ano, os benefícios alcançados pela Prefeitura de Araripina, através das secretarias municipais, e com isso, propõe  motivos de sobra para dar boas vindas a 2015.
Na Saúde:
01 – Reinaugurados 08 unidades de Estratégias de Saúde da Família. Vila Serrania; Cavalete 01, Nascente 01, Alto da Boa Vista 01, Sítio Santana, Lagoa de Dentro e Bairro Zé Martins, distrito do Morais e em construção mais 02 unidades: Alto da Boa Vista II e Vila Santa Maria. Em reforma: Unidade do Cavaco e Cipaúba.

Unidade-Móvel-Saúde-no-Campo-1TEMA SAÚDE
02 – A Prefeitura de Araripina continuou com o Programa “Saúde no Campo” – uma unidade móvel de saúde que dispõe de atendimento médico, odontológico e de enfermagem. Mais de 12 mil atendimentos foram realizados em apenas um ano.
03 – Numa ação valiosa de melhorias no trânsito em parceria com a Secretaria de Saúde, ATTA, DETRAN e Polícia Militar, foram diminuídos 25% dos acidentes de trânsito envolvendo motocicletas.
04 – Araripina ampliou o atendimento odontológico em todo município nas Estratégias de Saúde da Família – ESF, seja na cidade ou no campo.
05 – As salas de vacinação das unidades de saúde receberam climatização.
06 – Todas as Campanhas de Vacinação bateram as suas metas, um novo salto de melhorias e benefícios para a população.
image07 – Realização do Remapeamento do Município, remanejando áreas para agentes comunitários, vinculando famílias aos PSF’s e diminuindo o número de áreas descobertas;
08 – A Secretaria de Saúde se destacou entre as 100 secretarias e recebeu o “Prêmio Brasil Saudável 2014”; e ainda, duas premiações pelo desempenho do Programa Nacional de Imunização (PNI), no Programa de Vigilância Sanitária, Ambiental  e na Vigilância Epidemiológica.
Na Educação
09 – A gestão do Prefeito Alexandre Arraes promove o maior investimento em Educação da história de Araripina. Só em Escolas Nucleadas o Município está investindo 20 milhões para a construção de 15 escolas nucleadas para a zona rural com capacidade para atender 200 alunos por unidade escolar.
10 – No inicio do ano letivo foram entregues 13.600 fardamentos escolares para todos os estudantes da rede municipal, além de material didático para as escolas, e mais; pela primeira vez em Araripina, a Prefeitura entrega aos alunos da educação infantil o Livro Didático.
FOTO-PMA-111  Foram conquistados 19 novos transportes escolares, do programa Caminho da Escola, melhorando a qualidade de condução para os alunos da zona rural.
12 – Este ano a prefeitura inaugurou uma quadra poliesportiva e está sendo construída mais 04, uma na escola Eduardo Rodovalho, uma em Lagoa do Barro, outra em Nascente e Rancharia. Foram conquistados ainda a construção de 05 creches nas mais diferentes regiões do Município, oportunizando a todos o acesso ao ensino.
13 – Mais de 16 escolas já foram reformadas e algumas ampliadas. Os investimentos foram acima de R$ 1,3 milhão, estimulando ainda mais estudantes e professores a desfrutar de um ambiente educacional com mais qualidade.
escola14 – Melhores resultados no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica – IDEB. O município ultrapassou a média de 3.8 para 4.1, um grande salto para a educação dos estudantes de Araripina.
Na Infraestrutura:
15 – Com o maior investimento para mobilidade urbana jamais visto pelos araripinenses,  a Prefeitura lança o Programa “Minha Rua em Um Novo Tempo” e investe em torno de R$ 2,2 milhões oriundos do Fundo de Apoio aos Municípios (FEM), para calçar e sanear bairros que eram esquecidos em Araripina: Vila Jurema, Vila Asa Branca, Vila Conceição, Jardim Floripedes e Cavalete 2.
Vila Conceição 04 CALÇAMENTO
16 – A Prefeitura conseguiu calçar em torno de 30 mil metros de ruas em bairros e diversos lugares mais críticos da cidade. Inúmeras ruas da cidade receberam durante todo este ano de 2014 a ação Tapa Buracos, e ainda conseguiu reformar e ampliar várias estradas da zona rural.
Desenvolvimento Rural
17 – Foram perfurados 30 poços artesianos: As cadeias produtivas e ações de convivência com a seca estão sendo totalmente controladas através de obras que estão garantindo água potável para as famílias de Araripina. Inúmeros açudes e barragens receberam limpeza.
18 – Sendo implantados, alguns já em utilização da população, 08 Sistemas Simplificados de Abastecimento d’água, nas localidades da Vila Nova, na ponta da Serra; no Sítio Bonito II, zona rural do distrito de Nascente, na Feira Nova do Saco e nos Sítios Massapê, Ventania e no povoado do Cavaco. Com este benefício às famílias recebem água encanada nas suas torneiras em toda zona rural.
19 – Reforma do Hortifrútigranjeiro, já em uso da população (finalizando a última repartição), garantindo total qualidade e estrutura para a comunidade.
10436016_735274363210794_4064794705771831486_n20 – A Prefeitura reformou o Matadouro Público Municipal, do qual apresenta as exigências da ADAGRO e Vigilância Sanitária Estadual, podendo assim a comunidade e a população de Araripina ter acesso a uma carne de boa qualidade dentro das condições higiênicas exigidas.
21 – Implantação e fiscalização de uma mil e cem cisternas para a zona rural, através do Governo Federal. Cada reservatório tem capacidade para 16 mil litros de armazenamento de água.
22 – Trabalhou pelo aumento do número de pipas para a distribuição d’água para quem vive na zona rural, em parceria com o exercito.
Projetos e Desenvolvimentos Econômicos
23 – O prefeito Alexandre Arraes foi reconhecido com o título de Prefeito Empreendedor de Pernambuco na categoria Desburocratização pela 8ª edição do Prêmio Governador Barbosa Lima Sobrinho, no Recife.
24 – A Prefeitura de Araripina, apoiou diversos eventos da cidade e região, ao exemplo do 1º Encontro de Agronegócios do Sertão do Araripe – ENAGRO e do 10º Encontro Estadual de Apicultura e apoio A FECOU, mostrando que todo o Araripe precisa se unir pelo crescimento econômico da região e ainda tornou-se reconhecido pelo SEBRAE, como um grande parceiro do desenvolvimento econômico do município.
Autarquia de Trânsito e Transportes de Araripina:
25 – A Prefeitura implantou os Orientadores de Trânsito, ao todo são 19 guias, 02 Coordenadores e 01 diretor de trânsito. Com isso, uma nova politica de mobilização foi implantada, incentivando a todos diante às leis e novas regras aplicadas na cidade, melhorando intensamente o fluxo de pedestres e transportes no centro da cidade.
26 – Instalações de 03 novos Semáforos com lâmpadas de Led, e substituição dos semáforos antigos com novas luminárias por lâmpadas de led. Ao todo Araripina dispõe de 06 semáforos. Construiu também travessias elevadas, promovendo mais tempo para a travessia de rua entre os pedestres.
27 – Reforma geral na sinalização vertical. Eliminação de duplo sentido de circulação em ruas estreitas que antes causava congestionamento, transtorno e dificuldades e ainda, a Delimitação de estacionamentos exclusivos para veículos, reservando espaços no centro da cidade também para carros e motos.
Desenvolvimento Social
28 – Grandes inaugurações já foram alcançadas, dentre elas as novas instalações do CRAS II no Alto da Boa Vista, breve será reinaugurado O CRAS do Cavalete e implantado o novo CRAS na Vila Serrania.
saude829 – Cadastros para os programas Bolsa Família, Minha Casa Minha Vida sempre são atualizados pela equipe da Secretaria.
30 – A Prefeitura busca parcerias e vem oferecendo junto ao Pronatec, cursos como Alimentação Escolar, Resíduos Sólidos, Língua Brasileira de Sinais, Cuidador Infantil, Promotor de Vendas, mecânica de motocicleta, eletricista industrial, mandiocultura e apicultura, entre outros. Programas executados: Selo Unicef, Prefeito Amigo da Criança, Plano Municipal da Primeira Infância, Criança com Todos os seus Direitos e o BPC Trabalho, entre outros.
Meio Ambiente
31 – Em 2014 já foram plantadas 5 mil mudas de árvores em todo o Município.
32 – Realizada a coleta seletiva em várias localidades ao exemplo da Vila Conceição.
33 - Recuperação do Aterro Sanitário e Reestruturação da Associação dos Recicladores – ARA.
Esporte/ Cultura / Juventude e Turismo
34 – Apoios e incentivos ao esporte amador da zona rural, vilas, distritos e povoados.
35 – Realização da Tradicional Corrida do Trabalhador e 23º Jogos Escolares Municipais.
são joão araripina36 – Realização do Melhor São João do Sertão de Pernambuco. Realização da competição São João nos Bairros e concurso de quadrilhas juninas. E ainda realizou o Carnaval dos Blocos 2014, e cumpriu os tradicionais festejos dos distritos e povoados da cidade.
Mulher
37 – Orientação e apoio as mulheres sobre seus direitos e deveres. Realização de inúmeras palestras e ações na cidade e zona rural, em parceria com associações de moradores. Fomentando também a proteção às mulheres. A secretaria promoveu também oportunidades de capacitação para a inclusão das mulheres no mercado de trabalho e ainda a retirada de documentos com o Programa “Nenhuma Pernambucana sem documento”.
Administração
38 – Planejou, coordenou e trouxe a normatização na execução do sistema de administração.
Gabinete
39 – Um gabinete atento às questões do povo. Atendimentos diários foram realizados, forma esta de ouvir a população que precisa de uma gestão voltada ao progresso e o desenvolvimento de todas as famílias de Araripina.
Financeiro do Município
40 – Salários em dia. A Prefeitura de Araripina, mesmo diante as dificuldades que enfrentaram em 2014 todos os municípios do país, manteve os salários dos servidores, aposentados e pensionistas em dia, além do cumprimento do 13º salário; Promovendo um novo salto econômico para o comercio da cidade.
De acordo com o prefeito Alexandre Arraes (PSB) as razões para comemorar são inúmeras. “São por estes motivos, entre tantos mais, que no momento em que brindarmos a entrada do novo ano, 2015, poderemos celebrar com um brinde especial aos resultados conquistados pela nossa equipe gestora, que se mostra madura e  segura, que conta com uma prestação de contas transparente e ética, fazendo com que as ações difundidas e com pagamentos em dia,  o povo e o próprio comércio local tenha confiança de investir e acreditar em todos que fazem parte do quadro sério do governo ‘Unidos Por Um Novo Tempo’. Nesta oportunidade, desejo a todas as famílias de Araripina um ano Novo de grandes concretizações”, disse o chefe do poder executivo de Araripina, Alexandre Arraes.
ASCOM – ARARIPINA.

quarta-feira, 24 de dezembro de 2014

Governador Paulo Câmara entra ao vivo direto do Recife na entrevista do prefeito Alexandre Arraes



O governador Paulo Câmara surpreendeu a todos, hoje (24) pela manhã quando entrou ao vivo, direto do Recife, no programa Canal Aberto, no momento que o comunicador Martinho Filho, entrevistava o prefeito de Araripina Alexandre Arraes.


Paulo Câmara, agradeceu ao prefeito Alexandre Arraes, a Roberta, e todas as lideranças do Araripe pelo o apoio, e afirmou "Que durante seu mandato estará sempre junto do Araripe, e que virá várias vezes a região, com obras estruturadoras, e que sempre soube da preocupação, e do cuidado do ex governador Eduardo Campos com o Araripe".
Falou também da amizade e lealdade, do ex governador Eduardo Campos com Alexandre e com a primeira dama Roberta Arraes, e deixou claro que Roberta, que foi candidata pela primeira vez, e obteve uma grande votação 38.000 votos, que ela, fará sim parte da administração do governo Paulo Câmara.
De acordo com o governador Roberta Arraes, ocupará um cargo importante e estratégico voltado para a região do Araripe.
Paulo Câmara finalizou desejando um feliz natal e um prospero ano novo a todos do Araripe. 

Dante Arruda

terça-feira, 16 de dezembro de 2014

PREFEITO ALEXANDRE ARRAES COBRA MEDIDAS URGENTES DE COMBATE AS MURIÇOCAS

muriçocamuriçoca2
O combate intensivo as muriçocas em Araripina se estende agora aos canais. A cidade é margeada por diversos canais que se interligam ao canal São Pedro. É uma grande extensão de canais com água parada e capim, ambiente propício ao criadouro de muriçocas.
A empresa contratada pela prefeitura, a Araripina Dedetizações tem se empenhado no combate AOS MOSQUITOS,  e seu proprietário Francisco Avelar Bezerra, informou que em breve o problema será solucionado.
Apesar das dificuldades de trabalhar para localizar os ovos dentro dos canais, Avelar garante que em breve o araripinense dormirá tranquilo.
muriçoca1
Avelar enfatizou ainda que tem recebido todo apoio e logística do prefeito Alexandre Arraes (PSB) para combater o mosquito que traz um grande incômodo à população. Ele citou que recebe cobranças do próprio prefeito para saber o andamento do serviço e que chega a ligar mais de uma vez por dia. (Com informações e fotos de Dante Arruda)


segunda-feira, 15 de dezembro de 2014

SAÚDE MUNICIPAL DE ARARIPINA CONQUISTA MAIS DOIS PRÊMIOS E SE DESTACA NO ARARIPE


saude-premiosaude-premio1
Na última semana, a Prefeitura de Araripina, através do comprometimento da Secretaria de Saúde recebeu mais dois prêmios de destaque pelos serviços que vem prestando ao município.
No evento realizado pela IX GERES, a Secretaria de Saúde, na pessoa da secretária Glória Beatriz recebeu duas premiações pelo desempenho do Programa Nacional de Imunização (PNI), que tem como coordenadora Giovana Modesto, e no Programa de Vigilância Sanitária, Ambiental, o coordenador André Batista e na Vigilância Epidemiológica, a coordenadora Elda Leão de Andrade.
O prefeito de Araripina, Alexandre Arraes (PSB) falou da importância e dos resultados que o município vem ganhando após sua decisão pela equipe. “Estamos confiantes que acertamos na equipe, quero parabenizar e agradecer a todos que fazem a Secretaria de Saúde. Com esta marca de títulos, nossas metas são atingidas, fortalecendo ainda a entrada de repasses nos recursos para a saúde do nosso município”, frisou o executivo.
De acordo com informações da secretária Glória  Beatriz, o governo do estado por meio da IX GERES traçou metas, com sete prêmios e a cidade de Araripina, foi contemplado com dois, da relação.
Em Araripina antes os indicadores da saúde, apontavam 74%, hoje na gestão do prefeito Alexandre Arraes, houve um aumento e está em 82,5%, dos 10 indicadores da saúde a cidade de Araripina, melhorando 09.
ASCOM – PMA

sexta-feira, 12 de dezembro de 2014

PREFEITO ALEXANDRE ARRAES EM MAIS UMA DE SUAS AÇÕES, CRIA A OUVIDORIA


ouvidoria
A Ouvidoria, criada na gestão do prefeito Alexandre Arraes, é uma unidade da Prefeitura Municipal de Araripina responsável por receber manifestações, como reclamações, denúncias, elogios, críticas e sugestões dos cidadãos, outras instituições, entidades, Agentes Públicos, quanto aos serviços e atendimentos prestados pela Instituição.
A Prefeitura de Araripina é uma das primeiras da região a disponibilizar um canal de atendimento à comunidade, para melhorar a qualidade dos serviços públicos oferecidos, e pretende ampliar essas opções de interatividade com a população.
O setor fica localizado na sede da prefeitura, na Rua Coelho Rodrigues, nº 174, Centro – Araripina. O atendimento é de segunda a sexta-feira das 08h às 14h. Segue abaixo o telefone disponível para qualquer serviço proposto acima:
 (87) 3873 – 0898
ASCOM – PMA

quinta-feira, 11 de dezembro de 2014

Hoje é aniversário do prefeito Alexandre Arraes



Feliz aniversário prefeito muita saúde e paz ao lado de sua família !!


Ensina-nos a contar os nossos dias de tal maneira que alcancemos corações sábios. 
(Salmos 90:12)

Filho meu, não te esqueças da minha lei, e o teu coração guarde os meus mandamento. Porque eles aumentarão os teus dias e te acrescentarão anos de vida e paz.
(Provérbios 3:1-2)

Hoje é aniversário do vice prefeito Valmir Filho




Parabéns vice prefeito Valmir Filho, muita saúde, felicidades ao lado de sua família !!

Êxodo 20:12

Honra a teu pai e a tua mãe, para que se prolonguem os teus dias na terra que o Senhor teu Deus te dá

terça-feira, 9 de dezembro de 2014

FESTA DA PADROEIRA DE ARARIPINA REÚNE UMA MULTIDÃO

santa1santa2
Nesta segunda-feira (08), a comunidade cristã de Araripina participou ativamente do dia dedicado á Nossa Senhora Imaculada Conceição, padroeira do município. O feriado se transformou numa grande festa religiosa que contou com a participação ativa de todas as comunidades de Araripina. A festa em louvor á padroeira reuniu os fiéis durante nove noites de novena.
Na tarde/noite de ontem uma verdadeira multidão (estima-se em mais de 10 mil pessoas) participou da programação religiosa, oportunidade em que renovaram a fé cristã e agradeceram pelas graças alcançadas.
Padre Domingos Malan
Padre Domingos Malan
O Bispo Diocesano Dom Magnus Henrique fez a celebração da missa e passou a mensagem de fé aos fiéis. Como bom Pastor convocou a todos para participar mais da vida religiosa e aceitar a presença diária de Deus. Depois da missa, uma multidão percorreu as ruas da cidade em procissão com o andor de Nossa Senhora Imaculada Conceição.
Durante as noites de novena houve um grande envolvimento de todos os grupos que integram a Paróquia, que tem como Pároco o Padre Domingos Malan. Quermesse e shows culturais com os artistas da terra foram responsáveis pela integração das famílias. Toda a renda será destinada para a reforma da Igreja Matriz.
santa3santasanta4
O prefeito Alexandre Arraes (PSB) participou ao lado da sua esposa Roberta Arraes, familiares, vice-prefeito Valmir Filho e esposa doutora, vereadores Luciano Capitão (presidente da Câmara), Francisco Edivaldo (Líder do Governo), João Dias, Tico de Roberto, Deval e servidores municipais estiveram durante o cortejo.
De acordo com o gestor, este momento é um dos mais aguardados pela população que se enriquece de força para prosseguir sua caminhada cristã. “A cada ano participo ao lado da minha família da novena da nossa padroeira, estamos cientes que além de nós araripinenses, toda região que esteve presente saíram renovados e mais confiantes para o amor ao próximo e a caridade, sempre atenta aos mais necessitados”, revigorado disse Alexandre Arraes.

segunda-feira, 1 de dezembro de 2014

ROBERTA ARRAES PRESTIGIA PROJETO DE LEITURA DO COLÉGIO NOVA GERAÇÃO


roberta3 roberta2
A primeira dama de Araripina, Roberta Arraes, esteve participando de um importante projeto desenvolvido pelo Colégio Nova Geração, cujo objetivo é estimular nos estudantes o gosto pela leitura através de atividades pedagógicas, lúdicas e uma grande interação entre todos os envolvidos.
roberta4
Roberta Arraes ficou impressionada com a criatividade dos estudantes do Colégio Nova Geração, que souberam desenvolver o projeto com muita criatividade e sobretudo participação. A instituição privada de ensino promove todos os anos esse tipo de atividade que acontece durante dois dias envolvendo os alunos dos ensinos fundamentais I e II. Esse ano o projeto de leitura foi desenvolvido nos últimos dias 27 e 28 (quinta e sexta) e foi aberto à visitação do público e de todas as escolas do município.
roberto1 roberta
A primeira dama aproveitou para parabenizar a direção da escola, os professores e principalmente os alunos que se dedicaram e mostraram através da criatividade e da arte o estímulo à leitura. “É importante participarmos desses momentos, onde os estudantes demonstram o interesse pela leitura, fortalecendo a proposta pedagógica da escola e interagindo com os professores, pais e estudantes de outras escolas. É uma troca de conhecimento. Inclusive, essa também a proposta do município, estimular nas crianças o gosto pela leitura e o aprendizado”, definiu Roberta.

Trabalho escravo é flagrado em loja famosa de departamentos

Esta semana, 37 trabalhadores bolivianos foram resgatados de condições análogas à escravidão. O flagrante aconteceu em uma oficina de costura prestadora de serviço das Lojas Renner, localizada na zona norte da capital paulista. A informação é da Superintendência Regional do Trabalho e Emprego em São Paulo. 

Alojados em condições degradantes, as vítimas estavam submetidas a diversas irregularidades trabalhistas, como jornada de trabalho excessiva e exaustiva, retenção e desconto indevido de salário, servidão por dívidas. Além disso, sofriam violência psicológica, verbal e física, entre outras irregularidades.  


A operação foi realizada em conjunto com o MPT (Ministério Público do Trabalho), a DPU (Defensoria Pública da União), com o apoio do Tribunal Regional do Trabalho. Os auditores fiscais do Trabalho lavraram ao todo 30 autos de infração e emitiram de 37 requerimentos de Seguro Desemprego.  

A ação possibilitou ainda o pagamento de R$ 875,8 mil em verbas rescisórias aos trabalhadores que ainda tiveram a garantia de contratação diretamente pelas indústrias de confecção fornecedores da empresa autuada (as Lojas Renner) com garantia de estabilidade de seis meses mediante acordo firmado pela Loja com o MPT e DPU.

Do R7, com Agência Record