terça-feira, 6 de agosto de 2013

O poder da Publicidade.

Comunicar é transmitir uma informação de um transmissor a um receptor da forma que entre a mensagem enviada e a recebida haja uma sincronia de informações e propostas (sem ruídos). A marca quando bem construída oferece valor e diferenciação das demais, agora, considera-se como uma entidade de personalidade e sua imagem está além do produto/ serviço oferecido pelo mercado, transmite em toda comunicação a fidelidade da sua proposta. Num mercado cada vez mais competitivo e concorrencial a marca é mais do que o produto. Ela existe como entidade perceptual, envolve e fixa na mente do consumidor – ao mesmo tempo torna-se uma entidade física e cultural.

A publicidade aliou-se ao principal fator que se apresenta como primordial na construção da marca: a experiência dos consumidores. Relacionada à marca, a publicidade desenvolve as demais comunicações, caracteriza as experiências de sua sociedade de consumo – cria expectativas, disperta necessidades, cria modismos. Exercem influências sobre tudo na vida do público em geral bem como seu padrão de comportamento, suas idéias, seus hábitos, culturas, atinge dessa forma homens, mulheres e crianças independente da faixa etária e outros aspectos para a identificação do seu público-alvo específico. Deve entreter para aproximar produto e cliente. Abaixo, umahomenagem aos 35 anos de ABP.

A mensagem publicitária tem o poder de causar simpatia (ou não) por um produto/serviço – serve como ponte (caminho) de ligação direta entre dois pontos: o cliente e a marca. É uma técnica de comunicação que utilizando os meios (de comunicação ou media) informa o consumidor sobre os benefícios dos produtos que promove. Existe uma espécie de listagem de ações apropriadas para realizar uma boa publicidade, a que chamaremos, por simpatia, os dez mandamentos para uma boa publicidade:
  1. Envolver o consumidor
  2. Estar orientada para o consumidor
  3. Estar concentrada numa única ideia de venda
  4. Concentrar-se na melhor ideia
  5. Apresentar e insistir numa única ideia
  6. Ser credível e sincera
  7. Associar claramente a ideia de venda com o produto
  8. Ser simples, clara e completa
  9. Dar vida ao produto
  10. Fazer vender
Entre o produto e seu ponto de venda é necessário divulgação, e é justamente nesse ponto em que a publicidade atua, criam identidade e persuadem – posicionam seu produto para seu público desejado (nicho de mercado). Forma ou direciona a opinião do consumidor com relação a uma determinada marca, exerce uma significativa influência sobre os aspectos psicológicos e emocionais dos seres humanos em geral. Através da publicidade é que a marca pode definir seu nicho de mercado e não só posiciona-se perante o mercado, mas dinstingue-se de seus concorrentes. Possui como principal objetivo um alicerce (sustentação) na construção de qualquer tipo de marca, atuando a curto e longo prazo, para ocorrer o consumo do produto/serviço divulgado. Sendo assim, a publicidade e produto dependem um do outro. Só é visto que é anunciado.

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