quinta-feira, 8 de agosto de 2013

Artigo: " Uma visão de Futuro"


Esse é um artigo de autoria de Gerôncio Figueirêdo, ex-prefeito de Trindade e ex-presidente do Cisape. No conteúdo, Gerôncio fala sobre as perspectivas da saúde na região do Araripe.  
Gerôncio1
A sociedade brasileira, atualmente, cobra de seus governantes ações inovadoras voltadas para melhorarem significativamente a qualidade de vida do nosso povo. Não é surpresa, o governador de Pernambuco, Eduardo Campos, ter sido eleito mais uma vez como o governador melhor avaliado do Brasil, graças a sua eficiência em buscar soluções e respostas rápidas para o desenvolvimento do estado.
O governo federal está buscando resolver nosso problema mais crônico, que é a área da saúde. Se a população brasileira cresce em progressão geométrica a formação de profissionais médicos cresce em progressão aritmética, deixando uma grande diferença na relação médico/paciente.
Importar médico resolverá o nosso problema? Não.  Se assim fosse, resolveríamos o problema de fome na África, Etiópia, por exemplo, contratando nutricionistas.

É fundamental que o governo federal disponibilize mais recursos, no mínimo, na mesma proporção que exige dos municípios, 15% da sua receita destinada a saúde, melhorando o atendimento médico, construindo mais postos de saúde, hospitais, fazendo ampliações dos já existentes e também melhor equipando-os.  

Esse Programa Mais Médico é de fundamental importância, no momento que vivemos, pois diminuiria essa grande distorção entre médico/paciente.
Quando ainda muito jovem, fui prefeito do pequeno município de Trindade e percebi esse problema e buscamos resolvê-lo no ano de 1996, trazendo para melhorar nossa saúde os médicos cubanos: Pedro Martinez e Eugênia Ugalde, visando implantar o Programa Saúde da Família que hoje é sucesso em todo o país.

Os trabalhos desses médicos revolucionaram o tipo de atendimento médico junto às classes menos favorecidas, principalmente no atendimento médico domiciliar.
Lembro que tivemos uma visão de futuro muito aguçada, uma vez que somente hoje, 17 (dezessete) anos depois da nossa administração contratar médicos no exterior, apenas agora o governo federal está colocando em prática essa ação.

Sempre costumo dizer: “QUEM TEM MEDO DE ERRAR, NÃO ACERTA NUNCA”.
A língua, os costumes, os procedimentos médicos são diferentes? São. Mas eles se adaptarão mais rápido à nossa maneira de agir do que esperar que novos profissionais se formem e comecem a atender a população, principalmente a mais carente.

Mas a longo prazo se faz necessário à abertura imediata de novos cursos de medicina em regiões mais distantes da capital, a exemplo do Sertão do Araripe Pernambucano, pois estaríamos criando mais oportunidades de empregos para nossos jovens e o que é mais importante: a certeza que eles permaneceriam no seu rincão e resolveria esse grande gargalo que é trazer para essas regiões, profissionais que se formam nos grandes centros urbanos.

Portanto, amigos, os prefeitos deverão o mais rápido possível assinar o termo de adesão ao PROGRAMA MAIS MÉDICO e particularmente se unirem via CISAPE – Consórcio Intermunicipal do Sertão do Araripe Pernambucano, que fui presidente fundador e presidente por mais duas vezes, graças ao apoio e reconhecimento dos prefeitos à época, aos quais muito agradeço. Com essa união conseguimos muito para o Araripe, como: aquisição de 26 ambulâncias, 180 computadores, 26 notebooks, Ambulatório Médico Especializado, em Ouricuri, UPA regional em Ouricuri, hemodiálise em Araripina.

Portanto, independente de partido político essa união deverá prevalecer para que possamos realizar nosso grande sonho que é implantar o curso de medicina na região do Araripe de Pernambuco, podendo ser, por exemplo, instalado no prédio abandonado do Hotel Pousada do Araripe, em Araripina ou construção de um prédio lado da UPA, em Ouricuri.

Já prestei meu trabalho a Trindade e região do Araripe e não tenho pretensão concorrer a nenhum cargo eletivo, uma vez que por força de julgamento do Tribunal de Contas de Pernambuco, que aprovou com resalvas diversas contas de prefeituras que apresentaram os mesmos e talvez piores erros do que nossa gestão e rejeitou as nossas e acima de tudo a política arcaica praticada por pessoas que nos fazem oposição na câmara de vereadores de Trindade, que sempre foi maioria, NUNCA REJEITOU NENHUMA PRESTAÇÃO DE CONTAS EXCETOS AS MINHAS. Essa câmara aprovou contas mil vezes mais problemáticas do que as nossas. Por esse motivo me tornei “ficha suja”.

Pela minha experiência adquirida ao longo dos tempos, não pretendo recorrer, pois é difícil mudar o sistema. Mas continuarei trabalhando pela região do Araripe e em especial por Trindade que me deu o meu primeiro emprego de engenheiro, me fez prefeito três vezes e me deu a profissão que hoje tanto gosto de desempenhar, que é a de prestar consultoria a diversas prefeituras em Pernambuco e Ceará”.
UM FORTE ABRAÇO! VAMOS À LUTA!
Gerôncio Figueiredo - Ex-prefeito de Trindade / Ex-presidente do CISAPE

Nenhum comentário:

Postar um comentário